sábado, 7 de maio de 2011

RIO CAMAQUÃ

Rio Abaixo  . . .

Canguçu - Encruzilhada do Sul
O rio Camaquã, tido por muitos historiadores como Camacuã, é um rio brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. É um afluente da Lagoa dos Patos, que, por sua vez, deságua no Oceano Atlântico.
O Rio Camaquã e sua bacia hidrográfica passa quase que despercebida de nossas autoridades, dos livros didáticos, dos meios de comunicação e até de nós mesmos. Porém, precisamos estar cientes de que é necessária uma maior divulgação de suas peculiaridades e de sua importância econômica, morfológica e ambiental para a Metade Sul do RS, e por que não dizermos, para todo o Estado, o Brasil e o Mercosul.
Encruzilhada do Sul - Canguçu
A Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã localiza-se no centro-sul do Estado do Rio Grande do Sul, dentro do sistema hidrográfico do Sudeste (ou Atlântico Sul) e dentro do Escudo Sul-Rio-grandense.
É um dos principais rios da Metade Sul gaúcha, com extensão média de 430 km. A superfície da bacia é de 21.517,58 km² (7,6% do território gaúcho).
Os rios que dão origem ao Camaquã localizam-se na região de Lavras do Sul, Bagé e Dom Pedrito. A nascente oficial está localizada na tríplice divisa dos municípios de Lavras, Bagé e Caçapava do Sul, a partir da confluência do Arroio do Hilário com o Arroio Camaquã Chico. Sua jusante (foz, local onde desemboca) é na Laguna dos Patos, entre os municípios de Camaquã e São Lourenço do Sul.
A origem do nome Camaquã vem do tupi-guarani, e significa "rio da serra com forma de seios".
Santana da Boa Vista - Piratini
O Rio Camaquã situa-se numa zona de falha geológica, caracterizada por um relevo muito antigo, bastante desgastado pela erosão. Sua estrutura rochosa é sedimentar, fazendo com que haja o transporte de materiais, como a areia, formando pequenas praias fluviais. Seu sistema de drenagem (sistema de canais que banham vertentes e terrenos) é dendítico (em forma de raiz). No curso baixo, o traçado é mais retilíneo.
A bacia apresenta diversos morros de origem pré-cambriana e cristalina (algumas das formações rochosas mais antigas da Terra), além de campos sujos (com grande quantidade de arbustos e alguns pontos de matas), tipos variados de vegetação (como gramíneas e cactus) e algumas depressões (os chamados passos), esculpidas pelos cursos d'água e com altitudes inferiores a 200 metros.
Por situar-se em uma antiga região de movimentação do interior da Terra (falha tectônica), que acaba por movimentar os materiais e substâncias que dão origem às rochas, a Bacia do Camaquã é caracterizada por uma vasta riqueza mineral.
No extremo sul do Município de São Jerônimo, localiza-se o ponto mais elevado da Bacia do Camaquã, o Cerro Quitéria (599 m acima do nível do mar). As médias de altitude estão entre 180 e 400 metros.
Piratini - Santana da Boa Vista
Os verões da Bacia do Camaquã são quentes (porém um pouco mais amenos do que nas regiões vizinhas) e os invernos são bastantes rigorosos, com chuvas distribuídas regularmente (salvo algumas estiagens [secas] que ocorrem eventualmente). As temperaturas médias variam entre 8°C no inverno a 28°C no verão.
Na região da bacia sempre há uma variação repentina de condições meteorológicas e de temperatura, por causa de sua localização na área do limite entre as zonas de encontro e choque das massas de ar frio e quente, alternando dias de calor e frio, semanalmente.
A vazão média do Rio Camaquã, nas proximidades da foz, é de 304 m³/s. A área de drenagem do Camaquã é de 15.543 km², o volume médio anual de chuvas da Bacia é de 1 340 mm e seus padrões de drenagem são subparalelos e dendríticos; o Rio Camaquã e seus afluentes são exorreicos.
Alguns dos principais arroios e afluentes: Camaquã Chico, das Lavras, do Jacques, do Hilário, América, Maricá, Sutil, Duro, João Dias, São Lourenço, da Sapata, Evaristo, dos Ladrões, Maria Santa, do Abrânio, Pantanoso, Boici, Torrinhas, da Mantiqueira.

http://www.panoramalavrense.com.br/iniciocam.html

2 comentários:

  1. ola ..parabens pela iniciativa ...segue em frente com teus sonhos e objetivos ..

    abraços Marilia

    ResponderExcluir
  2. muito bom sua pesquisa nos enriquece,com seu conhecimento e divulgaçao .

    ResponderExcluir